COMUNICADO OFICIAL PRÊMIOS FÉNIX

Cinema23 anuncia o cancelamento indefinido da cerimônia dos Prêmios Fénix.

Cidade do México, 4 de junho de 2019. Após dois meses de diálogo com o novo Governo da Cidade do México, a associação Cinema23 anuncia oficialmente o cancelamento indefinido dos Prêmios Fénix, principalmente devido a razões orçamentárias que impedem a realização da cerimônia de premiação, assim como os projetos periféricos em torno a este evento, como conversas, aulas magnas, encontros de indústria e exibição de filmes ibero-americanos recentes.

No último 1 de abril, a associação Cinema23 informou através deste meio que a edição 2019 do Prêmio Ibero-americano de cinema Fénix seria cancelada diante da incerteza e da falta de resposta do novo governo. A Secretaria de Cultura da Cidade do México reagiu rapidamente com a notícia e com o posicionamento dos realizadores e profissionais que formam parte do Cinema23, assim como a indústria cinematográfica de nosso país, e abriu um diálogo para buscar alternativas que permitissem a continuidade deste projeto.

As conversas entre Cinema23 e a Secretaria de Cultura da Cidade do México projetaram possíveis caminhos de ação para adequar os Prêmios Fénix a um formato mais afim à nova realidade econômica proposta pela cidade e sua Secretaria de Cultura, assim como a realização de atividades de caráter público e profissional. No entanto, a proposta da Secretaria de Cultura da Cidade do México, dista do mínimo necessário – em tempo, forma e recursos por parte do Estado – para complementar os apoios privados necessários para a plena organização dos Prêmios Fénix e seus projetos periféricos, pelo qual se optou por cancelá-los de maneira indefinida.

Apesar da notícia, Cinema23 terminará os trabalhos comprometidos em 2018 com a Secretaria de Cultura Federal e terá pronto para este verão 6 cadernos gratuitos impressos e em formato digital de alguns dos integrantes desta associação: Titón contra os demônios, de Luciano Castillo, sobre o realizador cubano Tomás Gutiérrez Alea que foi apresentado na edição passada do Festival Internacional de Cinema de Havana; Cinemas que mudam o mundo: Argentina e Colômbia, de Julián David Correa, atual titular da Direção de Cinematografia da Colômbia; conversa de Direção Semana Fénix 2016, com a participação dos diretores brasileiros Kleber Mendonça Filho, Gabriel Mascaro, o espanhol Albert Serra e o polonês Pawel Pawlikowski; conversa realizada em 2017 A propósito do Japão, sobre a obra prima do realizador mexicano Carlos Reygadas com o escritor, jornalista, cronista e realizador Diego Enrique Osorno, o artista plástico Abraham Cruzvillegas e o próprio Reygadas; o roteiro de filmagem de As herdeiras, do diretor paraguaio Marcelo Martinessi; e o roteiro de filmagem de Pássaros de verão, dos colombianos Cristina Gallego e Ciro Guerra. Estes cadernos, assim como os outros 30 títulos publicados, podem ser encontrados na página do Cinema23.com em sua versão interativa digital em espanhol, português e inglês.

Cinema23 e Prêmios Fénix agradecem o interesse da opinião pública, a mídia e os patrocinadores; a colaboração e entusiasmo dos integrantes de sua associação durante esses meses de incerteza, assim como a resposta e disposição da Secretaria de Cultura da Cidade do México.

Cinema23 aposta em que as comunidades de cinema, a cultura, as artes e as humanidades prevaleçam além de qualquer contexto político e sejam reconhecidas por seu trabalho e importância. Além disso, espera que esta administração e as vindouras facilitem os apoios, através de instâncias legais, que possibilitem a existência de empresas culturais e iniciativas cidadãs que alimentem a diversidade cultural e que não dependam do Estado enquanto complementam trabalhos aos quais este não pode garantir em sua totalidade. Afinal uma sociedade ativa e participativa contribui de forma mais saudável ao desenvolvimento de um país.

O cancelamento dos Prêmios Fénix será de maneira indefinida, mas não definitiva, esperando que o projeto possa ser retomado mais adiante e volte com o mesmo ímpeto e força com os quais surgiu há mais de 6 anos.

Agradecemos por parte do Cinema 23 e Prêmios Fénix.

Descargar Boletín

Acerca de Premios Fénix

Desculpe, este conteúdo só está disponível em Espanhol Europeu. Por uma questão de conveniência para o utilizador, o conteúdo é mostrado abaixo no idioma alternativo. Pode clicar na ligação para alterar o idioma activo.

El Premio iberoamericano de cine Fénix® es un reconocimiento anual creado y organizado por Cinema23, que celebra y destaca el trabajo de los profesionales de la industria del cine hecho en Iberoamérica, con el objetivo de dar visibilidad, fortalecer vínculos entre las cinematografías de la región y cautivar a un público más amplio.

Para conocer más del Premio iberoamericano de cine Fénix, visita:

Acerca de Cinema23

Cinema23 es una asociación creada en 2012 para la promoción y difusión de la cultura cinematográfica de América Latina, España y Portugal. Está conformada por más de mil profesionales de cine con destacada trayectoria y reconocimiento, provenientes de los 22 países de la región y aquellos que contribuyen a su cine.

Los integrantes de Cinema23 aportan y participan activamente en las actividades y estrategias que la asociación lleva a cabo durante todo el año, como parte de un intercambio creativo, cultural y de conocimiento entre las diferentes cinematografías de las naciones que la conforman.

Para conocer más sobre Cinema23, visita:

CONTACTO PARA PRENSA

Lizbeth Juárez