Alejandro Solar

Instituo Luis Vives

El Paciente Interno

Alejandro Solar

Realizador del documental "El paciente interno"

Alumnos del Colegio Madrid

Alumnos del Colegio Madrid

Instituto Luis Vives

ActividadesCine de Salón Alejandro Solar

Sorry, this entry is only available in European Spanish and European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.


REFLEXÕES DOS ALUNOS

REFLEXÕES DOS ALUNOS (2)

 

 

El paciente interno (documentário)
90 min., México, 2013

No dia 5 de fevereiro de 1970 Carlos Castañeda de la Fuente tenta assassinar o presidente Gustavo Díaz Ordaz e é condenado a 23 anos de esquecimento ao ser internado em um hospital psiquiátrico. Hoje o falido magnicida é um indigente que caminha pelas ruas da Cidade do México. Este documentário é a busca de Castañeda em seu deambular, ao mesmo tempo que indaga seu passado, para contar essa história viva e inconclusa.

 

ALEJANDRO SOLAR (Cidade do México)
Alejandro Solar é formado em Ciências da Comunicação da UNAM e em Direção Cinematográfica pelo Centro Universitário de Estudos Cinematográficos. Seu curta-metragem universitário de ficção Las moscas(1999) foi ganhador do prêmio de Melhor Curta-metragem no V Festival Internacional de Escolas de Cinema e indicado pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas de Melhor Curta-metragem de Ficção. Seu curta-metragem La regla 18 foi selecionado para ser Elemento Oficial do Programa Cultural da Copa do Mundo FIFA Alemanha 2006 sob a curadoria de André Heller, e incluído na competição de curtas-metragens sobre a cultura do futebol no mundo: Shoot Goals, Shoot Movies! na qual foi considerado para a compilação apresentada pelo Talent Campus do Festival de Berlim. Recebeu financiamento do Programa de Estímulo a Criadores Cinematográficos para Desenvolvimento de Argumento, do Programa de Desenvolvimento de Projeto de Obra Prima de Ficção CUEC/CCC, do Apoio para Desenvolvimento de projeto de Documentário do FOPROCINE e do Programa de apoio do IMCINE. Atualmente trabalha no documentário de longa-metragem De la calle a la cancha (sólo hay un gol de distancia), uma radiografia da marginalidade juvenil no México, contada a partir das histórias de jovens homens e mulheres que fizeram parte das seleções de futebol que representaram o México na Homeless World Cup 2012 (Copa do Mundo da População desabrigada), jogada no Zócalo da Cidade do México.

El paciente interno foi selecionado nos festivais Hot Docs e Dok Lepzig, e recebeu os seguintes prêmios: Menção Especial do Júri de Documentário e Prêmio Guerreiro da Imprensa ao Melhor Longa-metragem no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG 2012), Prêmio Docs360 de Melhor Longa-metragem Mexicano no Festival DocsDF, Prêmio ACCU/FIPRESCI de Melhor Documentário na Competição Novos Realizadores no Festival Internacional do Uruguai, Prêmio Especial do Júri no Festival Iberoamericano de Cinema do Ceará no Brasil e a indicação ao Ariel da Academia Mexicana de Ciências e Artes Cinematográficas na categoria Documentário de Longa-metragem em 2013.

 

 

CARTEL_TEXTO

Volver a página de inicio