El paciente interno

Invitado: Alejandro Solar

El paciente interno

Invitado: Alejandro Solar

El paciente interno

Invitado: Alejandro Solar

El paciente interno

Invitado: Alejandro Solar

El paciente interno

Invitado: Alejandro Solar

El paciente interno

Invitado: Alejandro Solar

+

ID), 'full'); ?>

El paciente interno

Invitado: Alejandro Solar


REFLEXÕES DOS ALUNOS

REFLEXÕES DOS ALUNOS (2)

 

 

El paciente interno (documentário)
90 min., México, 2013

No dia 5 de fevereiro de 1970 Carlos Castañeda de la Fuente tenta assassinar o presidente Gustavo Díaz Ordaz e é condenado a 23 anos de esquecimento ao ser internado em um hospital psiquiátrico. Hoje o falido magnicida é um indigente que caminha pelas ruas da Cidade do México. Este documentário é a busca de Castañeda em seu deambular, ao mesmo tempo que indaga seu passado, para contar essa história viva e inconclusa.

 

ALEJANDRO SOLAR (Cidade do México)
Alejandro Solar é formado em Ciências da Comunicação da UNAM e em Direção Cinematográfica pelo Centro Universitário de Estudos Cinematográficos. Seu curta-metragem universitário de ficção Las moscas(1999) foi ganhador do prêmio de Melhor Curta-metragem no V Festival Internacional de Escolas de Cinema e indicado pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas de Melhor Curta-metragem de Ficção. Seu curta-metragem La regla 18 foi selecionado para ser Elemento Oficial do Programa Cultural da Copa do Mundo FIFA Alemanha 2006 sob a curadoria de André Heller, e incluído na competição de curtas-metragens sobre a cultura do futebol no mundo: Shoot Goals, Shoot Movies! na qual foi considerado para a compilação apresentada pelo Talent Campus do Festival de Berlim. Recebeu financiamento do Programa de Estímulo a Criadores Cinematográficos para Desenvolvimento de Argumento, do Programa de Desenvolvimento de Projeto de Obra Prima de Ficção CUEC/CCC, do Apoio para Desenvolvimento de projeto de Documentário do FOPROCINE e do Programa de apoio do IMCINE. Atualmente trabalha no documentário de longa-metragem De la calle a la cancha (sólo hay un gol de distancia), uma radiografia da marginalidade juvenil no México, contada a partir das histórias de jovens homens e mulheres que fizeram parte das seleções de futebol que representaram o México na Homeless World Cup 2012 (Copa do Mundo da População desabrigada), jogada no Zócalo da Cidade do México.

El paciente interno foi selecionado nos festivais Hot Docs e Dok Lepzig, e recebeu os seguintes prêmios: Menção Especial do Júri de Documentário e Prêmio Guerreiro da Imprensa ao Melhor Longa-metragem no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG 2012), Prêmio Docs360 de Melhor Longa-metragem Mexicano no Festival DocsDF, Prêmio ACCU/FIPRESCI de Melhor Documentário na Competição Novos Realizadores no Festival Internacional do Uruguai, Prêmio Especial do Júri no Festival Iberoamericano de Cinema do Ceará no Brasil e a indicação ao Ariel da Academia Mexicana de Ciências e Artes Cinematográficas na categoria Documentário de Longa-metragem em 2013.

 

 

CARTEL_TEXTO